PERMACULTURA

O que é?

A Permacultura poderia definir-se literalmente como “agricultura permanente”. A Permacultura trata as plantas, animais, construções, infra-estruturas (água, energia, comunicações) não apenas como elementos isolados, mas como sendo todos parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado. Entende-se que tanto o habitante como a sua morada e também o meio ambiente em que estão inseridos, fazem parte de um mesmo e único organismo vivo.

Qual a diferença entre a Permacultura e outros métodos de Agricultura Biológica?

A Permacultura vai muito além da agricultura. É o planeamento de todo um sistema sustentável, envolvendo sabedoria ancestral e ciência moderna, começando pelo fornecimento de água pura e ar limpo, alimento abundante e saudável e habitações adequadas.

É um caminho para alcançar a sustentabilidade ecológica do planeta, que inclui tecnologias de tratamento de resíduos e efluentes, geração de energia, bio-construção, infra-estrutura ecológica e a integração total de comunidades de pessoas, plantas, animais, estruturas e tecnologias apropriadas a cada região, clima e cultura.

Sistemas de Permacultura são globalmente reconhecidos como muito positivos para a cultura, economia e acima de tudo ambiente e dignidade humana pois estes tem como valores éticos as seguintes orientações:

Cuidar da Terra.

Cuidar das Pessoas.

Distribuir os excedentes e aplicar limites ao consumo.

Estes três princípios éticos estão relacionados entre si pois não é possível cuidar da terra sem cuidar das pessoas e vice-versa.

Para além dos princípios éticos, a abordagem da Permacultura utiliza um conjunto de princípios de planificação regedores da intervenção no terreno. Alguns destes princípios são universais e de senso comum. Estes, aplicados correctamente e com o máximo da eficácia tem tendência em criar e manter permanentes os sistemas naturais e humanos.

Alguns exemplos dos princípios da planificação:

* Posição relativa.
* Cada elemento tem várias funções.
* Cada função importante é suportada por vários elementos.
* Planificação por sectores e zonas.
* Uso de energias renováveis.
* O problema é a solução.
* Integrar em vez de segregar.
* Reflorestar.
* Biodiversidade.
* entre outros.

Para mais info vejam:
Ecovillage Portugal.
rainbow communities
terramada

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: