Combinação de Alimentos para óptima Digestão e Saúde

A Pirâmide da Alimentação Viva – da autoria de David Klein, médico, tradução e adaptação de Silvia Ferreira

A pirâmide é interpretada com os alimentos mais importantes e saudáveis no topo


** Botanicamente classificado como fruta, no entanto a sua composição bioquímica
coloca-o na categoria de não-fruto no que respeita à combinação de alimentos.
*** O tomate só deve ser combinado com vegetais sem carbo-hidratos, proteínas,
pimento e pepino.

Combinação de alimentos para uma óptima e saúde:

A combinação alimentar é a preparação e a ingestão de alimentos em combinações
compatíveis com a química do nosso sistema digestivo, considerando as suas limitações relativamente às secreções enzimáticas. Os alimentos de categorias alimentares distintas requerem a secreção de enzimas digestivas específicas. Algumas combinações enzimáticas não conseguem trabalhar juntas, uma vez que se anulam umas às outras,resultando numa digestão fraca com pouca absorção de nutrientes. Quando comemos alimentos incompatíveis, eles decompõem-se originando gases tóxicos e mal-estar. Os princípios da combinação de alimentos, foram inicialmente explicados no século 20 pelos médicos: John Tilden, William Hay e Herbert Shelton. Em “A Combinação Alimentar tornada Simples”, o Dr. Shelton afirma: “Todos os médicos concordam que o tipo de suco digestivo segregado corresponde ao tipo de comida a ser digerida e que cada alimento precisa de uma modificação específica do suco digestivo, que todos os dias se altera, para que ocorra uma digestão eficiente. As refeições simples serão muito mais fáceis de digerir e como tal muito mais saudáveis.” Seguindo o guia que está abaixo, a combinação apropriada de alimentos crus ajuda-nos a: 1. evitar desordens digestivas, 2. a desintoxicar o nosso organismo, 3. a alcançar o peso apropriado, 4. a obter uma saúde plena.

Guia de hábitos alimentares saudáveis:

1. Planeie a sua alimentação e faça sempre escolhas saudáveis.
2. Exercite-se para criar uma verdadeira necessidade de nutrição antes de cada refeição.
3. Coma apenas quando tiver realmente fome e nunca coma quando estiver cansado ou aborrecido/deprimido.
4. Compre e coma apenas alimentos orgânicos (biológicos) e sobretudo frutas e vegetais frescos, e uma pequena quantidade de nozes e sementes.
5. Evite todas as carnes animais, lacticínios, ovos, farinha, açúcar branco, sal, café, chá com cafeína, especiarias, óleos fritos/aquecidos, aditivos químicos e perseverantes, água flouretada e clorodificada.
6. Se você comer alimentos cozinhados, coma-os sempre com alimentos crus e gadualmente aumente a quantidade de crus para os 90% – 100%.
7. Quando estiver a cozinhar, coza os vegetais, batatas e a abóbora, ligeiramente ao vapor.
8. Se for viajar para onde não seja fácil encontrar produtos frescos e orgânicos leve os seus próprios alimentos saudáveis.
9. Cheire os alimentos crus antes de os ingerir – isto irá fazer com que o sistema digestivo comece a preparar o corpo para a digestão, optimizando este processo.
10. Cada vez que mastigar faça-o pausadamente e triture bem os alimentos antes de engolir.
11. Beba sumos naturais ou água desionizada pelo menos 20 minutos antes da refeição e aguarde pelo menos 1 hora depois da refeição antes de os voltar a consumir.
12. Coma maioritariamente frutas ao pequeno almoço, sempre num estômago vazio.
13. Evite comer carbo-hidratos e proteínas numa mesma refeição ou no mesmo dia. Os carbo-hidratos demoram 4 horas a ser digeridos e as proteínas requerem aproximadamente 6 horas.

Copyright 2002 David Klein – Living Nutrition Publications – http://www.livingnutrition.com
http://www.livingnutrition.com/interview.html

Uma versão em pdf pode ser baixada daqui

e a combinação aqui

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