Alimentos que ajudam a controlar o colesterol

Legumes ,verduras, azeite, alho e cebola: nos alimentos, o melhor cardápio para controlar o colesterol.

Quem vive de briga com o colesterol deve analisar muito bem o que leva á boca. Novos estudos vêm mostrando que certos alimentos têm o poder de desintoxicar o colesterol ruim (LDL), impedindo a sua ação nas artérias.

A dieta consiste em consumir alimentos que reduzam os níveis do colesterol perigoso (LDL) e aumentem o HDL, o bom colesterol.

Quanto mais HDL e menos LDL se concentrar no sangue, mais saudáveis serão as artérias pois, nesses índices pesquisas revelam que há uma redução de 50 á 70% de chances de manifestar arteriosclerose e até ajudar a reverter as obstruções já existentes.

Veja o potencial de alguns desses alimentos:

· Aveia: mais de 20 estudos comprovam o poder da aveia contra o colesterol. Se misturada ao trigo germinado seu poder triplica. Coma no café da manhã na forma de mingau, acrescentando linhaça com Omega três, que também faz bem ao coração. Adoce, de preferência com frutose (açúcar natural de frutas) ou mel. Dica: compre aveia integral e deixe de molho de um dia para o outro, depois use nas suas preparações

· Alho: 3 dentes de alho por dia são capazes de diminuir até 15% do colesterol em algumas pessoas. Seis componentes do alho foram identificados como desintoxicastes, pois suprimem a síntese de colesterol no fígado. Estudos mostram que 1 dose diária de óleo extraído de 3 dentes de alho diminui em 7% o colesterol ruim e aumenta em 23% o bom colesterol.

· Cebola: a cebola crua (usada em saladas)aumenta em 30% o bom colesterol.

· Linhaça: adquira o hábito de consumir linhaça, que conta com um alto teor de Omega três, gordura que aumenta a taxa de HDL.

· Azeite de oliva: sã inúmeros os benefícios do azeite de oliva para as artérias. Ele reduz o LDL e aumenta ligeiramente os níveis do bom colesterol.

Outros alimentos também auxiliam a controlar o colesterol:

Maçã, cenoura, frutas e vegetais ricos em vitamina C e beta-carotena (mamão, damasco), farelo-de-trigo, frutas com casca , verduras e legumes crus.

Adaptação de Luís Guerreiro

Fonte: cenafe.com.br
Site Médico


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