Pizza congelada é reprovada por excesso de sódio e gordura

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo – 26/02/2008 – 11h03

Dois pedaços de pizza contêm toda gordura saturada e metade da quantidade de sódio (sal) que um adulto deve consumir durante o dia. A conclusão é de uma pesquisa do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) que avaliou os dados dos rótulos de 20 marcas de pizzas congeladas e resfriadas.

Excesso de sódio está relacionado à hipertensão arterial. Gordura saturada e gordura trans colaboram para o aumento do colesterol ruim no sangue, que causa entupimento das artérias. Ambos são fatores de risco cardiovascular.

Em média, dois pedaços de pizza têm 1.200 miligramas de sódio, o equivalente a 20 refeições compostas por filé de frango, brócolis, arroz, feijão e salada de alface, pepino, cenoura e beterraba. Ou a 6,5 pratos de bife à milanesa, arroz, feijão e salada de maionese, numa comparação menos “light”.

Entre as marcas analisadas, a do supermercado Dia% é a que declara menor quantidade de sódio por pedaço: 340 mg na de mussarela e 337 mg na de calabresa. As pizzas de mussarela das marcas Carrefour, CompreBem e Extra têm em média 750 mg, ou 65% do sódio recomendado para o dia inteiro. A marca Frescarini é a que tem maior teor de sódio: 769 mg.

O sódio conserva o alimento ao diminuir a atividade da água e, assim, impedir o crescimento e a proliferação de microorganismos. Também é usado para realçar o sabor dos alimentos.

Ao menos 13 das 20 marcas pesquisadas apresentaram também uma grande quantidade de gordura saturada. Dois pedaços de pizzas de mussarela da Sadia e da Perdigão têm 20 g e 11,4 g de gordura saturada, respectivamente. A recomendação diária para uma dieta saudável é de, no máximo, 22 g. Para efeito de comparação, 20 g de gordura saturada equivalem a uma feijoada completa.

Em relação à gordura trans, as pizzas da marca do supermercado Dia% são as piores, segundo o Idec. Dois pedaços –de mussarela ou calabresa– possuem 1,5 g de gordura trans. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece um limite de consumo diário desse tipo de gordura de 2 g por dia.

Segundo o técnico do Idec Carlos Thadeu de Oliveira, coordenador da pesquisa, a quantidade de sódio e de gordura presente nas pizzas está longe de colaborar para uma dieta saudável. “Os fabricantes podem melhorar muito a qualidade desses produtos. Se a culpa é do queijo, que troquem o fornecedor. O que não pode é o consumidor colocar a saúde em risco”, afirma.

Na opinião de Oliveira, o consumidor não precisa parar de comer pizza, mas deve consumi-la com parcimônia e ficar atento às marcas que ofereçam produtos de melhor qualidade do ponto de vista nutricional. Uma surpresa da pesquisa, segundo ele, foi o fato de as pizzas de mussarela terem mais gorduras que as de calabresa.

Atividade física

A nutricionista Mariângela Daláqua, do Conselho Regional de Nutricionistas, acrescenta outras recomendações: se a pessoa comer pizza, faça uma atividade física correspondente. “Pelo menos 40 minutos de caminhada diária para queimar [a gordura].”

Outra orientação é compensar o excesso de sódio e de gordura com uma alimentação mais equilibrada. “Se comer pizza à noite, opte por um café da manhã e por um almoço com pouca gordura, mais saudável.”

Na sua opinião, a quantidade de sódio e de gordura revelada na pesquisa da Idec é “altíssima” e coloca em risco a saúde de crianças, idosos e pessoas com problemas cardiovasculares. “Temos que brigar para que a indústria diminua esses valores, que são absurdos.

Fonte: Folha Online

Perigo da Gordura Hidrogenada ( Gordura Trans )

Desconfie dos alimentos sequinhos, aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse “milagre” chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que pensa a maioria, faz muito mal à saúde do ponto de vista cardiovascular.

A causa: ela “plastifica” os vasos levando a infartos e derrames. Quem garante é a endocrinologista Rosina Erthal Vilella, que pesquisa o assunto há anos e explica o mal que faz essa gordura, também chamada de “Trans”. O problema, segundo ela, é que os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Biscoitos, sorvetes, chocolate, macarrão de preparo rápido, chips e temperos prontos, só para citar alguns exemplos, fazem parte da grande lista. E o preocupante, de acordo com Rosina, é justamente a variedade de alimentos que levam esse tipo de gordura, porque eles acabam sendo ingeridos por crianças, jovens, adultos e idosos. “As pessoas estão sendo enganadas.

Acreditam que estão comendo algo que faz bem, ou não faz tão mal para a saúde. E, na verdade, é justamente o oposto”, diz ela. A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha, etc. Mas, como não existe gordura no mundo vegetal – somente óleos – foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida. Aí, começa o problema. Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio – daí, o nome hidrogenada – com alta pressão e alta temperatura, e o resultado não seria bem visto – e muito menos comido – por ninguém. Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro. “Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos vasos que ficam impedidos de dilatar”, esclarece a endocrinologista. Por isso, de acordo com a médica, está se tornando comum esportistas jovens sofrerem parada cardíaca durante a prática de qualquer esporte. “Durante a atividade física, o fluxo sangüíneo aumenta, mas o vaso não dilata para a passagem do sangue. É quando ocorre o infarto”.
Alguns alimentos que contêm gordura hidrogenada:
_ Biscoitos…: praticamente todos, principalmente os recheados e os wafer;
_ Chips;
_ Batata-frita: tanto as de pacote quanto as de fast-food;
_ Tortas e bolos prontos e semi-prontos (ficam bem fofos);
_ Pães……..: principalmente os de massa doce;
_ Sorvete…..: a grande maioria, até mesmo os light. O sorvete hidrogenado
é mais espumoso;
_ Chocolate…: cuidado com os diet, pois são os piores;
_ Leite…….: os achocolatados prontos;
_ Margarina…: quanto mais dura, pior;
_ Fast-food…: usam essa gordura para todas as frituras porque ficam
crocantes;
_ Requeijão…: os que são muito cremosos;
_ Pipoca de microondas;
_ Temperos prontos em tabletes ou em pó.
As conseqüências do consumo desenfreado de gordura hidrogenada são pouco
divulgadas no Brasil. O mesmo, porém, não tem ocorrido nos países desenvolvidos. Em 1994, epidemiologistas da Universidade de Harvard atribuíram ao consumo da gordura hidrogenada até 100 mil mortes prematuras por ano nos Estados Unidos. Desde essa época, eles pediram ao Foods and Drugs Administration (FDA) – órgão regulador de alimentos e medicamentos dos EUA
– alterações nos rótulos nutricionais que informassem aos consumidores o quanto de gordura Trans continha cada alimento. Nada foi feito.
Cientistas relacionaram o consumo dessa gordura vegetal a doenças
metabólicas, ou à chamada Síndrome Metabólica – aumento da cintura abdominal, diabetes tipo 2, alterações dos lipídeos sangüíneos, hipertensão arterial e esteatose hepática (fígado gorduroso).
Origem:
A descrição dessa síndrome – inicialmente chamada de Quarteto da Morte, em
1984 – coincide com o início do uso maciço dos hidrogenados pela indústria alimentícia americana. O epidemiologista-chefe da Escola de Medicina de Harvard, Walter Willet, diz no site http://www.transfreeamerica.org (http://www.transfreeamerica.org) que a introdução dos hidrogenados na alimentação foi o maior desastre da história alimentícia nos EUA. Resultou numa epidemia de obesidade e demais doenças. Em
2001, foi divulgado um estudo – feito em 84 mil enfermeiras, durante 14
anos – no qual ficou confirmado que a principal gordura relacionada ao diabetes e ao aumento do colesterol e triglicerídios era a hidrogenada. No ano seguinte, cientistas americanos pediram um novo estudo. Queriam que ficasse claro o quanto de gordura hidrogenada uma pessoa poderia consumir por dia, sem prejudicar sua saúde. O resultado foi surpreendente: zero. Há relatos também da associação de hidrogenados com vários tipos de câncer.

http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=226&titulo=O+perigo+da+gordura+hidro genada.html (http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=226&titulo=O+perigo+da+gordura+hidro genada.html)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans

Biscoito água e sal – 6 unidades (30g) – 0,4 g
Biscoito recheado – 2 unidades (30g) – 1,0 g
Biscoito tipo waffer – 4 unidades (30g) – 2,1 g
Sorvete de creme, com recheio de doce de leite coberto com chocolate ao leite – 1 casquinha (81g) – 1,4 g


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