Eles concentraram a energia solar

A empresa americana SUNRGI anunciou uma inovação que promete tornar mais competitivas as células solares, que transformam luz do sol em energia elétrica. Segundo a empresa, o novo sistema pode deixar o preço da energia solar tão baixo quando o da eletricidade gerada por termelétricas a carvão.

O segredo do novo sistema, batizado de XCPV (Xtreme Concentrated Photovoltaics), ou fotovoltaicas extremamente concentradas, é fazer a luz do sol se concentrar em um ponto, e gerar mais calor, com mais eficiência. Para isso, a empresa desenvolveu um conjunto de lentes que concentram a luz do sol. O princípio é o mesmo daquela lupa que você usava para concentrar a luz do sol em um ponto e queimar papel ou carbonizar formigas incautas. O vídeo abaixo explica tudo. Segundo a SUNRGI, o sistema pode concentrar o equivalente a 1.600 vezes a energia que vem do sol em células solares eficientes.

“Esperamos que o sistema XCPV esteja disponível para aparelhos de uso doméstico e industrial em 12 a 15 meses”, diz Robert Block, co-fundador e diretor da SUNRGI.

(Alexandre Mansur) – Blog da Terra


Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: