Ecochato, não! Entram em cena os Scuppies


Quem já não cruzou com um ‘ecochato’ em sua vida? Pessoas que, por ver a crise ambiental que os hábitos humanos causaram no Planeta, passam a pregar, insistentemente, uma mudança de hábitos imediata? Muitas vezes, de forma acalorada, inflamada e ressentida até pela falta de consciência que percebem em seus semelhantes?

Pois este grupo pode estar desaparecendo. Entram em seu lugar, os Scupies, como destacou a jornalista Andrea Vialli, em seu blog, inspirada na análise do norte-americano americano Chuck Failla, que lançará em breve, O Manual dos Scupies.

Scuppie é a sigla para “Socially Conscious Upwardly-mobile Person”, algo como “Pessoa Socialmente Consciente em Ascensão”, isto é, alguém que valoriza o conforto e as conquistas tecnológicas, desde que respeitem o meio-ambiente e gerem benefícios sociais.

Entre seus hábitos, está consumir orgânicos, preferir carros menos poluentes, rejeitar produtos testados em animais, usar produtos reciclados, trocar descartáveis por produtos duráveis, inclusive fraldas e absorventes femininos por seus tradicionais modelos de pano, e por aí vai.

São os consumidores conscientes, que geram mudanças pelo seu exemplo, muito mais que por seus discursos.

Resta saber se eles estão fazendo as escolhas certas.

Há muitos elementos envolvidos, quando se trata de reduzir sua pegada ecológica.

É preciso pensar em cada elemento envolvido na produção do que consumimos, considerando os aspectos sociais (como foi tratada a mão de obra que gera aquele bem ou serviço?), os aspectos econômicos (este serviço ou produto distribui renda? fortalece a economia local?) e os aspectos ecológicos (utiliza os recursos naturais com responsabilidade? gera resíduos perigosos, não recicláveis?).

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: